"A esquerda está mais presente em Coimbra"

"No fim-de-semana passado, fui a Coimbra participar numa conversa sobre políticas locais de esquerda. A iniciativa, do recém-formado clube de política Esquerda Presente, reuniu uma dezenas de pessoas e gostei da troca de ideias que tivemos."

Ler mais aqui, no Banco Corrido.

Políticas Locais de Esquerda


O Clube "Esquerda Presente" agradece a presença de todos os que participaram, ontem, no café-tertúlia sobre "Políticas Locais de Esquerda" e que teve como orador o dr. Paulo Pedroso.

Julgamos ter contribuído para aclarar algumas orientações estratégicas do que pode ser a governação local, numa perspectiva de esquerda.

A participação dos eleitores e das suas organizações representativas, no decurso dos mandatos autárquicos; a recusa do conservadorismo que fecha as cidades sobre si; uma abordagem cosmopolita das comunidades locais; os serviços públicos municipais como instrumentos de política social; o ordenamento urbano direccionado para uma cidade inclusiva, solidária e segura; a identidade local que não constrange uma visão intermunicipal e um pensamento global.

Na qualidade de militantes socialistas, acreditamos que o Concelho anseia por um partido que se afirme pela força das suas ideias, pela nobreza dos seus valores e por um compromisso de alternativa autêntica à actual governação de direita.

Voltaremos ao debate, em breve.

Convite - Paulo Pedroso em Coimbra


O Clube de Política "Esquerda Presente" convida-o(a) a estar presente no próximo dia 28 de Novembro, pelas 17h30, no Salão Brazil-Coimbra, para assistir ao Café-Tertúlia sobre "Políticas Locais de Esquerda", que terá como orador o dr. Paulo Pedroso.

Esta é a primeira iniciativa de um Ciclo que - depois da Fundação do Clube, em Abril deste ano - se debruçará regularmente sobre os desafios da esquerda contemporânea.

A Carta de Valores do Clube de Política "Esquerda Presente" pode ser consultada aqui.

Carta de Valores

FUNDAÇÃO DO CLUBE DE POLÍTICA "ESQUERDA PRESENTE"

Os Estatutos do Partido Socialista dispõem, quanto à criação de “Clubes de Política”, o seguinte:

Artigo 112º (Dos clubes de política)

1. Qualquer militante pode promover a criação de uma estrutura informal de debate sobre temas políticos de relevo, envolvendo militantes e pessoas não ligadas ao Partido Socialista, denominada clube de política. 2. A criação de clubes de política não está sujeita a qualquer deliberação dos órgãos do Partido, nem depende da obediência a qualquer forma de organização ou regra interna de funcionamento, a não ser as regras da tolerância e da liberdade plena de expressão e debate. 3. Os clubes de política formados ao abrigo do presente preceito podem utilizar as sedes do Partido Socialista, desde que os seus promotores informem os órgãos responsáveis da sua intenção e desde que não ponham em causa o bom nome do Partido Socialista. 4. Ponderado a interesse relevante da iniciativa, o Secretariado Nacional pode conceder apoio logístico suplementar ao funcionamento de clubes de política.

Assim, no respeito pelos Estatutos do Partido Socialista e tendo em vista a dinamização de um amplo fórum, estrutural informal de reflexão política, que debata livremente todas as questões que se relacionam com o exercício da cidadania, o aprofundamento da democracia, o progresso das correntes ideológicas de esquerda, a construção Europeia, a globalização e a ecologia, os abaixo-assinados constituem, na qualidade de fundadores, o Clube de Política "Esquerda Presente".


O Clube de Política "Esquerda Presente" pauta-se pelos valores do mérito, do progresso, da liberdade e da ética na política, respeitando a Declaração de Princípios do Partido Socialista, tendo como ponto de partida para as suas reflexões, Coimbra - Concelho e Distrito e está aberto a participação de todos quantos se revejam no seu quadro de valores, visando contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Coimbra, Salão Brazil, 23 de Abril de 2009